quinta-feira, agosto 13, 2020
Gestão

Os dados da sua clínica estão seguros? É possível que não.

O número de ataques cibernéticos às empresas e organizações tem crescido substancialmente nos últimos anos. Apesar da área de finanças ser a que mais sofre com esse tipo de problema, clínicas, hospitais e softwares de prontuário eletrônico não ficam para trás: somente em 2015, as três maiores brechas de segurança da indústria de dados foram na área da saúde.

O mercado negro de dados

Segundo o relatório “Health Warning” da Intel® Security McAfee Labs, criminosos cibernéticos estão colocando cada vez mais recursos na tentativa de achar brechas em sistemas da área da saúde, com o objetivo de vender os dados no mercado negro. Tais dados são extremamente valiosos, principalmente quando visam as áreas de farmácia e biotecnologia. Entre as organizações que mais sofrem ataques, estão pequenas clínicas e consultórios, pois esses possuem poucos recursos para barrar um ataque e identificar a fonte do problema.

O problema de sistemas legados e com pouca manutenção

Clínicas e hospitais não podem se dar ao luxo de trocar seus sistemas todo ano. Com altos custos de equipamentos médicos e pessoais, o gasto com computadores e sistemas de gestão acabam ficando em último plano. Isso faz com que muitas organizações usem sistemas instalados a anos (e até mesmo décadas) sem qualquer tipo de atualização, tanto de segurança quanto de tecnologia. Somado a isso, o uso de servidores locais faz com que seus dados possam estar ainda mais em risco: são poucas as organizações com profissionais especializados na área de segurança trabalhando internamente para garantir o bem estar do sistema. Tais práticas podem levar ao pior cenário possível: seus dados foram roubados, e você sequer percebeu.

O papel e caneta não te fazem mais seguro

O uso de registros em papel trazem diversas limitações que podem colocar em risco as informações da sua clínica. De fato, o roubo de informações só pode ocorrer se alguém invadir fisicamente o consultório. Contudo, a exposição dos registros aos elementos os tornam suscetíveis a problemas como infiltração de água, incêndio e danos estruturais. Além disso, a grande maioria das organizações mantém apenas o registro original, sem cópias, o que torna a perda de dados irreversível. Mesmo com tentativas de vazamento de dados, armazenar dados de maneira eletrônica é mais seguro do que em papel, visto que eletronicamente é possível garantir a consistência e disponibilidade das informações.

Nossa solução

Seus dados estão seguros conosco. Buscamos todos os dias as melhores soluções do mercado na área de segurança. Com disponibilidade 24 horas por dia e criptografia de 2048 bits, os dados dos nossos clientes são armazenados e assegurados utilizando serviços da Amazon Web Services, hoje a maior empresa de computação em nuvem do mundo, responsável por quase metade do mercado de Cloud Computing do mundo. Nossa plataforma e infraestrutura é constantemente atualizado para garantir que nenhum dado da sua organização possa ser roubado. Saiba mais clicando aqui!