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Por que devo me preocupar com a Gestão de Informações do meu consultório?

O essencial na administração de um negócio é saber tomar decisões. Isso vale tanto para grandes empreendimentos, a exemplo de multinacionais, como para a gerir própria carreira. Você consegue responder perguntas como: Qual a duração média das suas consultas? Qual é o seu faturamento mensal? Qual o seu faturamento e custo por sala ou por hora trabalhada? Em quantos dias de trabalho você consegue atingir sua meta de faturamento? Quantos pacientes cancelam suas consultas mensalmente? Quais os horários de pico em cada setor? Quais são os principais sintomas e quais suas sazonalidades que levam os pacientes até o seu atendimento?

Essas informações são essenciais para a tomada de decisões sobre intervalo de marcação de agenda, campanhas de marketing, ações de prevenção, contratação e alocação de funcionários, horário de funcionamento da clínica, manutenção de materiais, dentre outras. E só é possível responder essas perguntas se tivermos um sistema alimentado diariamente e que permita a geração de relatórios variados.

Durante o dia nós trabalhamos gerando inúmeros Gb de informações, porém poucas ferramentas permitem o aproveitamento desses dados. Todas as decisões dentro de um negócio devem ser tomadas baseadas em dados concretos, e só é possível responder essas perguntas se tivermos um sistema alimentado diariamente e que permita a geração de relatórios variados.

Todos os dias pacientes cancelam ou remarcam de consultas. E ao invés de identificarmos o problema para a perda de pacientes, riscamos o horário em nossa agenda ou o substituímos. Ao invés de realizarmos campanhas para a realização de exames preventivos na época correta, esperamos que a loteria da vida traga pacientes para curar suas enfermidades. Perceba que deixamos de criar as oportunidades para crescimento de nossa clínica ou carreira para colocar nas mãos do acaso. Somente detentores de informações conseguem criar as melhores oportunidades, embasando o seu agir e tomando decisões fundamentadas, garantindo um retorno positivo.

Outro aspecto importante do acesso à informação é para os profissionais envolvidos em pesquisa clínica. Já parou para pensar na quantidade de dados clínicos e epidemiológicos que você gera por dia? Porém a maioria das ferramentas existentes não permitem um fácil acesso a esses dados, nem permite fazer análises estatísticas sobre eles. Muitos trabalhos científicos com alto impacto nos custos em saúde poderiam ser realizados se esses dados fossem tabulados da maneira correta, sem contar na grande redução do tempo dispendido para a elaboração e coleta dessas informações.

Como podem perceber, a Gestão de Informação é importante tanto para a administração/gerência de clínicas de pequeno e grande porte, hospitais, para o atendimento médico em si, auxiliando a tomada de decisões de forma ágil e assertiva, como para as tomadas de decisão até mesmo em grande escala como grandes ações para prevenção e contensão de surtos de doenças. Dados importantes podem passar despercebidos, e o impacto disso pode ser a diferença entre um negócio financeiramente viável ou não.

Portanto, é necessário armazenar, organizar, controlar e filtrar os dados para apoiar suas decisões de maneira construtiva – sejam elas imediatas ou futuras. Isso chama-se Gestão da Informação, e permite a abertura de um leque de informações obscuras até então, transformando o conhecimento antes tácito em tangível.
O SantéMed é uma plataforma de Gestão em Saúde que permite o gerenciamento de Informações de maneira fácil e em poucos cliques, auxiliando a tomada de decisões e otimizando os seus resultados financeiros.