terça-feira, outubro 15, 2019
Gestão

Cuidado, você pode estar perdendo dinheiro!

Uma grande dificuldade dos médicos é controlar os seus recebimentos. Em parte, isso se deve ao fato de haver diferentes fontes pagadoras, que pagam em datas diferentes, e também porque um mesmo procedimento pode ter inúmeras guias. Para fazer essa conferência, uma opção é perder algumas horas por semana fazendo a conferência manual de tudo o que é gerado, comparando as planilhas de recebimentos dos convênios com as planilhas das guias faturadas enviadas a eles. Outra solução é contratar um funcionário para tal função. Porém essa conferência é extremamente cansativa e trabalhosa, além de sujeita a erro humano.

Planos de saúde fazem os pagamentos aos médicos e clínicas por meio de Guias, que funcionam quase como um cheque: uma vez faturado pelo plano, será pago ao médico em um período variável de cerca de 30 dias. Glosa é o não pagamento de alguma consulta/procedimento, total ou parcial, gerada por alguma inconsistência de dados. Algumas vezes o motivo da glosa é erro na codificação ou período de carência. O grande problema aí é que a maioria dos médicos não confere o que ganha, não confere se o que trabalhou e enviou de guias foi efetivamente pago a ele, e pode estar perdendo valores consideráveis do seu faturamento bruto, em glosas.

Mesmo para profissionais que não atendem convênios, o controle dos pagamentos, geração de fluxo de caixa e todo o controle financeiro é uma tarefa difícil, e quase sempre delegada a outros. Não à toa, os profissionais da saúde estão entre os que têm maiores perdas financeiras, por má gestão, glosas, e até mesmo preenchimento incorreto dos códigos de guias de pagamentos de convênios. Já imaginou quanto dinheiro pode estar perdendo? Os médicos são profissionais altamente especializados, porém a maioria não aplica esse mesmo conceito na gestão do seu negócio. Mas o que pode parecer um custo, como investir em profissional especializado em administração ou gestão em saúde e investir em uma plataforma integrada para gestão, se reverte rapidamente em otimização dos processos com melhora dos resultados financeiros.

É fundamental mudar a maneira de gerenciar sua clínica, fazendo isso com integração de informações de forma automática, geração de relatórios para auxiliar tomada de decisões, otimização de tempo e economia financeira, deixando de perder dinheiro nas glosas e melhorando a performance com melhor utilização do tempo de trabalho de funcionários. O SantéMed tem as ferramentas perfeitas para você ter o controle integral da sua clínica, com sistema de pagamento integrado por máquina de cartão de crédito, fluxo de caixa, controle de estoque, faturamento, auditoria de guias, além de agenda integrada, prontuário, solicitação de exames, prescrição de receitas. Com a tecnologia única de conferência automática das guias de convênio pelo sistema Tiss, você terá relatórios completos de todos os seus procedimentos, consultas e cirurgias. Deixe o SantéMed facilitar o seu dia a dia!